top of page

Magnum Alexandre Soares

Magnum Alexandre Soares (1996) Brasileiro, natural da cidade de Mariana, localizada nas montanhas de Minas Gerais, que guarda jóias do barroco mineiro, esta estética que marca a grande influência artística de Magnum que aos 14 anos teve seu primeiro contato com as artes plásticas, na tutela do mestre do barroco mineiro "ELIAS LAYON " conhecido como " Pintor das brumas " que hoje é um dos maiores representantes da arte barroca no Brasil. Magnum pôde desenvolver técnicas como a escultura e a policromia barroca.

DSC03851_edited.jpg

 Descobre o movimento antes mesmo das artes plásticas(2009) ,através de vídeos do ícone Pop Michael Jackson, apresentava covers do multiartista norte-americano em sua cidade natal desde os treze anos, observado pelos formadores de dança em Mariana é convidado pela ESCOLA DE BAILADOS  DE  MARIANA a inicia uma formação na dança, tendo contato com técnicas como: Ballet Clássico, Jazz e Street dance. 

Inicia o Teatro na Companhia Navegante, onde desenvolveu a linguagem artística das marionetas entre os anos de 2014 -2016 e integrou espetáculos e intervenções de rua realizadas pelo mestre bonecreiro CATIN NARDI.

Em 2016 mudou-se para Lisboa-Portugal, em busca de formação e novas oportunidades. 2017 -2018 ingressou na formação artística em Dança-teatro no curso FOR DANCE THEATER sob orientação da coreógrafa e bailarina portuguesa, OLGA RORIZ.

Em parceria com diversos artistas faz parte da Cia INSANACENA uma companhia independente de Teatro, que desenvolve criações cênicas autorais nas fronteiras entre Teatro Físico, dança, literatura e formas animadas, sob a direção de Guto Martins, encenador e dramaturgo. 

A multidisciplinaridade marca a identidade do jovem artista , que em 2017 atou na telenovela OURO VERDE (TVI), interpretando a personagem Jamisbraun , contracenou com grades nomes da TV e do cinema como: Diogo Morgado, Cassiano Carneiro, Bruno Cabrerizo,Joana de Verona dentre outros. Retornou a Televisão em 2018 com a personagem Rafael em Alma e Coração - SIC.

Em 2017 através de audição, o Bailarino Magnum foi escolhido pelo coreógrafo Victor Hugo Pontes para integrar o elenco de sua nova criação, MARGEM, um espectáculo de Dança-Teatro com base na obra Os Capitães de Areia de Jorge Amado. Com texto Original de Joana Craveiro, a peça teve sua estreia em 2018 no Centro Cultural de Belém-Lisboa e ainda mantêm sua digressão pelo território nacional e internacional.

Em 2018 o espetáculo MARGEM, foi considerado pelo Jornal PÚBLICO o 2ª Melhor Espetáculo do ano. Em seguida foi vencedor do Prémio Autores 2018, na Categoria de Melhor Coreografia.

Atualmente Magnum continua a construir o seu percurso artístico como interprete e criador.  já possui várias colaborações com outros artistas e criadores em solo Português. Nomes como: Victor Hugo Pontes, Silvia Real, Francisco Camacho, Marina Nabais, Marta Jardim, Olga Roriz, Leonor Barata, Miguel Linares dentre outros.

Em 2020 estreou a sua mais nova criação em co-criação com Adriana Melo, um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas para a Infância intitulado A Caravela Desconhecida, a partir do livro O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, apoiado pelo Ministério da Cultura.

A Caravela Desconhecida                     @Fernando Antunes

Ainda em 2020, criaram a Universo Paralelo – Associação Cultural, estrutura dedicada à criação e difusão de obras originais de teatro, dança e teatro de Marionetas, com direção artística de Adriana Melo e Magnum Soares.

bottom of page